Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Assis, Álida Laryssa Espozetti de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15487Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se o ensino dos anos iniciais possui como embasamento os estudos sociolinguísticos, por acreditar que a partir dos primeiros anos do ensino regular o aluno já deverá ter um ensino de Língua Portuguesa pautado por uma pedagogia da variação, na qual as variedades trazidas para sala de aula sejam respeitadas e utilizadas como forma de reflexão da língua e que oportunize o aluno a ampliar os recursos linguísticos, para saber adequar sua linguagem a cada situação de uso Para o cumprimento deste objetivo, foram selecionadas cinco escolas públicas da cidade de Londrina-PR, nas quais aulas foram observadas, materiais didáticos foram analisados e aplicaram-se questionários para professores e alunos, objetivando atingir todas as esferas da sala de aula Por fim, analisaram-se todos os dados, com o propósito de se chegar a um diagnóstico do ensino dos anos iniciaisSociolinguísticaLinguagemLíngua portuguesaVariaçãoLíngua portuguesaSociolinguisticsPortuguese languageStudy and teachingA sociolinguística no ensino : um diagnóstico dos anos iniciaisDissertação