Alves, Michele de Oliveira [Orientador]Zandonadi, Ednilson Carlos2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14133Resumo: Este trabalho propõe a utilização de uma sequência didática, elaborada de forma a privilegiar situações que incentivem os alunos do 1o ano do Ensino Médio a compreenderem o conceito de funções exponenciais e logarítmicas usando o software GeoGebra Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e também os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os recursos tecnológicos devem ser integrados aos componentes curriculares básicos, tais como a Matemática, a Física e a Química, de forma a potencializar o ensino-aprendizagem dos conteúdos didáticos desses componentes Em relação à Matemática há uma diversidade de softwares de cálculos algébricos e de geometria dinâmica com a finalidade de facilitar o trabalho do professor e também ajudar os alunos na compreensão de novos conteúdos O GeoGebra é um desses softwares, que além de ser um software gratuito, possui grande potencialidade de exploração das propriedades dos gráficos de funções, em particular as funções exponenciais e as funções logarítmicas que fazem parte da sequência de atividades deste trabalho; podem ser exploradas questões como crescimento, decrescimento, domínio, imagem, além de ser possível relacionar as variáveis das funções em questão Neste trabalho propomos 7 atividades com suas respectivas soluções, por meio do GeoGebra, e a descrição de como foram feitas as atividades Espera-se que este trabalho seja mais uma ferramenta de apoio para o professor na sua prática docente, especialmente para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio na abordagem do conceito de funçõesMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)GeoGebra (Programa de computador)Funções (Matemática)MathematicsFunctions (Mathematics)Concept formationStudy and teachingAplicação do software Geogebra no ensino de funções exponenciais e logarítmicasDissertação