Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Pereira Junior, Ademir2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9265Resumo: Nesta pesquisa, investigamos a constituição de jogos de linguagem em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental O quadro teórico da pesquisa leva em consideração a caracterização da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como elementos da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein, particularmente no que se refere à segunda fase de suas argumentações filosóficas A análise qualitativa e interpretativa dos dados nos permite inferir que os jogos de linguagem constituídos podem ser agrupados em jogos de linguagem no contexto das relações entre realidade e matemática e jogos de linguagem relativamente ao conteúdo matemático que emerge nas atividades de modelagem matemáticaEducação matemáticaModelagem matemáticaLinguagemFilosofiaMathematics educationPhilosophyLanguage - audiovisual resourcesO uso da linguagem por alunos do ensino fundamental em atividades de modelagem matemáticaTese