Schevisbiski, Renata SchlumbergerGhizone, Simone Ricken2024-08-302024-08-302023-02-17https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17367Este trabalho apresenta e analisa uma proposta para o ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio em cinco escolas do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã- PR, entre os anos de 2021 e 2022. O objetivo da pesquisa é identificar, desenvolver e aferir um processo formativo e sensibilizador para permanência e consolidação do ensino de Sociologia no currículo do Novo Ensino Médio através da inserção de conhecimentos sociológicos no novo componente curricular Projeto de Vida, visto que esse não possui um repertório científico. Partiu-se da hipótese do componente curricular Projeto de Vida ser ressignificado em uma perspectiva sociológica no Novo Ensino Médio com referências teóricas da Sociologia, pois os conteúdos permitem a construção de uma abordagem sociológica. Tal abordagem, no entanto, é sociológica, propositiva e consiste em responder alguns questionamentos: Como os professores atuarão com a diminuição significativa da disciplina de Sociologia no campo escolar, após a Lei Federal n.º 13.415/2017? Como ressignificar o componente curricular Projeto de Vida em uma perspectiva sociológica no Novo Ensino Médio? Para responder essas perguntas foi realizada uma pesquisa exploratória dos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e uma revisão da literatura das concepções e conceitos dos teóricos da Sociologia. Além disso, a pesquisa apresenta a intervenção pedagógica no espaço escolar, através de um seminário formativo com cinco palestras com o tema: “Educação, protagonismo juvenil e projeto de vida em uma perspectiva sociológica” e de um grupo focal com o tema: “Políticas Públicas para a juventude, Novo Ensino Médio e projeto de vida” para levantamentos de dados quantitativos e qualitativos acerca das percepções dos participantes da pesquisa. Em seguida, com os resultados obtidos, desenvolveu-se uma proposta metodológica para os planos de aulas do componente curricular Projeto de Vida, intitulada como “Metodologia em uma perspectiva sociológica”, após a elaboração de uma sequência didática com o tema “Planejando meu projeto de vida, o mundo do trabalho e a escolha profissional” e implementada em sala de aula. As concepções teóricas destacadas na proposta metodológica sociológica são: Basil Bernstein (1996) com o conceito do campo recontextualizador pedagógico (sala de aula) diante do currículo; Charles Wright Mills (1969) com o conceito de imaginação sociológica e François Dubet (1994) com o conceito de experiência social, entre outros. Nas discussões encontradas nos relatos dos estudantes após o desenvolvimento da sequência didática, apresenta-se a importância da construção de uma consciência sociológica como embasamento científico para os jovens no Novo Ensino Médio nas aulas do componente curricular Projeto de Vida, já que muitos sentem-se despreparados para fazer escolhas e tomar decisões em relação ao seu futuro. Em virtude das considerações acima, o resultado da pesquisa problematiza as perdas do espaço no currículo da disciplina de Sociologia no Novo Ensino Médio e a importância de repensar a disciplina neste novo espaço do currículo numa visão de ressignificação e perspectiva sociológica nas aulas do componente curricular Projeto de Vida.porEnsino médioSociologiaProjeto de vidaIntervenção pedagógicaEducaçãoSociologia - CurrículosEnsino médio - CurrículosPolíticas públicas - EducaçãoA ressignificação do componente curricular “projeto de vida” em uma perspectiva sociológica para o novo ensino médioThe redefinition of the curricular component “life Project” in a Sociological perspective for the New High SchoolDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaHigh schoolSociologyLife projectPedagogical interventionEducation - BrazilSociology - CurriculumHigh school - CurriculumPublic policy - Brazil - Education