Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Santos, Daiane Eloisa dos2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15442Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o conhecimento construído a respeito da formação inicial em Letras em relação à proposta de desenvolvimento de práticas de letramento digital pelos professores em formação, no período de 211 a 214, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho Buscamos, dessa maneira, construir uma contribuição acadêmica voltada a conhecer melhor o trabalho das licenciaturas em Letras, no que diz respeito às tecnologias digitais e à formação dos futuros professores A pesquisa em tela toma como aportes teóricos os estudos de Rojo (212), Lemke (21), Buzato (26; 21), Lankshear e Knobel (27); Coscarelli e Ribeiro (211), dentre outros, sobre novos letramentos e letramento digital Consideramos os pressupostos de Pretto (22), Barreto (24; 211), Freitas (29), Freire e Leffa (213), Paiva (212), Veiga e Viana (212), que problematizam o uso das tecnologias no contexto escolar e trazem contribuições valiosas para se pensar a formação tecnológica dos professores Discutimos também sobre os preceitos do letramento, nos apoiando em leituras de autores como Street (23, 21, 214) e Soares (22, 24, 21) Em Silva (22, 29) encontramos importantes postulações para refletirmos sobre a interação e a interatividade Embasados nos preceitos da Linguística Aplicada, tomamos alguns princípios metodológicos como: pesquisa de natureza qualitativa, preocupação com o idiossincrático, o particular e o situado (MOITA LOPES, 213), caráter inter/transdisciplinar buscando o diálogo com o conhecimento e as lógicas de outras disciplinas Nossa pesquisa configura-se como sendo um estudo de caso do tipo etnográfico O corpus do trabalho consiste em documentos institucionais, como projetos pedagógicos de curso; grades curriculares; planos de ensino; projetos de pesquisa e extensão; resumos das produções científicas da comunidade acadêmica, disponibilizadas em cursos e eventos ocorridos na instituição de ensino superior, correspondentes ao período delimitado Também, aplicamos questionário aos quartanistas dos cursos de Letras, e realizamos uma sessão de grupo focal, na universidade Tomamos, dessa forma, as falas dos participantes juntamente com as colocações de uma docente do colegiado de Letras, que foi entrevistada Os resultados evidenciam que a formação tecnológica do futuro professor de língua portuguesa ainda ocorre de maneira individualizada (PAIVA, 212) e que as NTIC não estão incorporadas na formação inicialLetramento digitalTecnologia e formação de professoresLetrasFormação de professoresTechnology and teacher trainingAs NTIC na licenciatura em letras : trilhando caminhos para o letramento digitalDissertação