Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Oliveira, Vânia Darlene Rampazzo Bachega2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11957Resumo: O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização Contextualização esta, proposta por Machado (25), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagemBiologiaEstudo e ensinoCiênciaFilosofiaCiênciaStudy and teachingPhilosophyHistoryScienceBiologyAs dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNADissertação