Torres, Mabel Mascarenhas [Orientador]Gomes, Adriana Martins2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14706Resumo: A presente Dissertação de Mestrado trata da supervisão direta de estágio em Serviço Social a partir da experiência dos supervisores de campo da FAPEPE O desenvolvimento da pesquisa parte do seguinte problema: como os supervisores de campo atuantes junto aos estudantes estagiários do curso de Serviço Social da FAPEPE reconhecem a supervisão direta no processo formativo do assistente social? O objetivo geral é analisar a supervisão direta no processo de estágio na formação profissional do assistente social da FAPEPE Realizamos uma pesquisa social de natureza qualitativa Os dados foram coletados por meio de: revisão de literatura; análise dos documentos relacionados ao processo de estágio supervisionado realizado pelos estudantes da FAPEPE; registro de respostas, por meio de questionário aplicado, dos supervisores de campo A análise do tema divide-se em três eixos: a formação profissional e o estágio supervisionado; o processo do estágio na FAPEPE; as condições nas quais o estágio e a supervisão direta são executados Quanto aos resultados, por meio da pesquisa documental, identificamos que a maior área de concentração de oferta de vagas de estágio é na área da assistência social Quanto aos supervisores de campo, a maioria formou-se na década de 199, realizando a graduação após a implantação das Diretrizes Curriculares O perfil do estudante-estagiário revela que a predominância é de mulheres, reforçando o caráter da profissão eminentemente feminina, e as atividades realizadas pelos estagiários estão de acordo com o objetivo proposto pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social da FAPEPE O resultado da pesquisa de campo permite afirmar que as condições de trabalho do assistente social impactam tanto no planejamento, como na execução da supervisão diretaServiço socialEstágios supervisionadosFormação profissionalOccupational trainingA supervisão direta de estágio em serviço social na formação profissional : um estudo a partir da experiência dos supervisores de campo da FAPEPEDissertação