Teramon, Neuza [Orientador]Caciolato, Brunna Leonardi2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666Resumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aulaMatemáticaAprendizagemGeometriaOrigamiAtividades pedagógicasMathematics - Study and teachingMathematics educationGeometryUma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagemDissertação