Freitas, Maura Glória de [Orientador]Souza, Cristiane Ribeiro de2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11889Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (29) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 2 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostasComportamentoAvaliaçãoHabilidades sociaisAvaliaçãoEducaçãoAssessment of behaviorAbility, socialEvaluationValidação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visualDissertação