Perfeito, Alba Maria [Orientador]Luppi, Sandra Elaine2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13455Resumo: É conhecido que a maioria dos alunos brasileiros termina o Ensino Médio com grande defasagem no domínio da leitura e da escrita, fato que nos alerta para a necessidade de repensar o ensino de Língua Portuguesa em nossas escolas, geralmente centrado na gramática normativa, sem vínculo com situações reais de interação O presente trabalho, no intuito de contribuir para a reflexão, propõe-se a discutir, em encontros de formação continuada de professores da rede pública do Paraná, uma concepção de linguagem e de metodologia que possa subsidiá-los na superação dos problemas diagnosticados Dessa forma, defende, baseando-se teoricamente em Bakhtin (23), a adoção dos gêneros discursivos como eixo de organização e progressão curricular da disciplina e a sua transposição didática fundamentada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, a partir da elaboração de um Plano de Trabalho Docente, conforme propõe Gasparin (23) Para alcançar esse intento, por meio de uma pesquisa-ação, procura estabelecer a articulação entre teoria e prática em um projeto de formação continuada de docentes, considerados como sujeitos epistêmicos, agentes de sua própria formação Assim, analisa o processo de elaboração coletiva de um Plano de Trabalho Docente do gênero discursivo resumo escolar, buscando verificar a possibilidade - em um espaço-tempo definido de formação – da produção e mobilização de saberes teórico-práticos dos professores, com a finalidade de alcançar um ensino mais eficiente da Língua Portuguesa Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, caracterizada por uma participação ativa dos investigados e a preocupação com a articulação da teoria com a prática Os dados que compõem a pesquisa foram coletados em dez encontros de grupo de estudos, realizados com um grupo de professoras do Ensino Médio e registrados em diário de campo A análise indica que é possível articular o aprofundamento teórico aos saberes do professores, para a produção de novos conhecimentos Por outro lado, as dificuldades enfrentadas apontam para a complexidade do processo, que traz à tona algumas tensões e contradições presentes na escola Apesar disso, os resultados demonstram que a constituição de grupos de formação permanente de professores é uma alternativa para produzir mudanças, que levem em consideração os condicionantes reais do trabalho docente Entretanto, ao final do estudo, fica claro que é preciso assegurar, aos profissionais, as condições para assim atuarem, principalmente com disponibilização de um espaço e tempo dentro dos programas de formaçãoLíngua portuguesaFormação de professoresLíngua portuguesaEstudo e ensino (Educação permanente)Gêneros textuaisTraining teachersStudy and teaching (Permanent education)Textual genresTeachers trainingCritical pedagogyTrainingHigh schooUma experiência de formação continuada : o ensino do gênero discursivo resumoDissertação