Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]Pianovski, Vanessa de Souza2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16000Resumo: As habilidades informacionais referem-se ao domínio que os estudantes possuem em relação à definição de suas necessidades de informação, à busca e ao uso da informação O objetivo proposto para este estudo consistiu em analisar o processo de formação e desenvolvimento das habilidades informacionais e a influência das crenças de autoeficácia nesse processo em graduandos de Biblioteconomia no âmbito de suas práticas de pesquisa No referencial teórico, foram abordados aspectos referentes ao processo de busca e uso informação, as fontes de informação, as estratégias para a busca da informação, as habilidades informacionais e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa colaborativa, com abordagem qualitativa A amostra da pesquisa foi composta por 16 estudantes matriculados no 3º ano do curso de Biblioteconomia no ano letivo de 216, que estavam na fase de construção do pré-projeto para o trabalho de conclusão de curso A coleta de dados foi realizada em três fases, sendo que, na primeira fase foi realizado um contato inicial com os estudantes, com o objetivo de conhecê-los e apresentar a proposta da pesquisa, na segunda fase da pesquisa foi realizado uma oficina, e utilizou-se a técnica da observação e diário de pesquisa, e na terceira fase realizou-se um grupo focal Os resultados identificaram que uma parte dos estudantes apresentavam domínio no uso das fontes de informação, outros conheciam algumas fontes, no entanto apresentavam dificuldades em sua utilização Verificou-se que, durante a oficina os estudantes manusearam diversas bases de dados que não tinham conhecimento e recuperaram informações relevantes que não haviam conseguido antes Os estudantes utilizavam principalmente as estratégias cognitivas para o processamento e organização das informações Quanto às crenças de autoeficácia, a maioria dos estudantes acredita em suas capacidades, no entanto, em alguns momentos sentem-se desanimados Os resultados evidenciaram que alguns estudantes se mostraram mais confiantes após a oficina Conclui-se que, por meio da oficina os estudantes tiveram a oportunidade de refletir a respeito de suas práticas de pesquisa e identificar suas dificuldades Os resultados podem contribuir para o planejamento de outras oficinas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades informacionaisComportamento informacionalBiblioteconomiaEstudantesRecuperação da informaçãoCiência da InformaçãoInformation behaviorInformation retrievalInformation scienceMotivation in educationLibrary studentsFormação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de BiblioteconomiaDissertação