Gimenez, Telma NunesBelo, Areta Estefane2024-10-252024-10-252024-03-18https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18272Nesse estudo, apresento a minha trajetória de professora de Inglês para Fins Específicos (IFE) no Programa Paraná Fala Inglês (PFI) e como discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, ambos situados na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Baseado no conceito de comunidades de prática (WENGER, 1998), que propicia o entendimento de como a formação de professores pode ocorrer em um contexto sociocultural a partir de diferentes níveis de participação, busquei analisar e interpretar os episódios formativos e os posicionamentos identitários que fui assumindo ao longo da minha prática docente, entre 2021 e 2023. Além disso, abordo sobre o meu papel de mestranda, que influenciou a minha práxis, entre os anos de 2022 e 2023. Ancorei-me na autoetnografia, tida como a metodologia dessa pesquisa, a fim de relatar as minhas percepções a respeito das interações com os membros da comunidade de prática do PFI do estudo, que são três coordenadoras institucionais, duas coordenadoras pedagógicas, quatro professores e três secretários. A geração de dados foi composta pelo registro de notas de campo e diários reflexivos que revelam aspectos de como esse processo ocorreu. Apresento nesta pesquisa eventos formativos (COSTA, 2018), que foram analisados sob as lentes do referencial sobre comunidades de prática (WENGER,1998). Desta forma, destaco os papéis que exerci no percurso de transformação identitária, como professora e como pesquisadora e que demonstram que a minha trajetória foi marcada pela busca por aprimoramento nessas áreas que me levou de membra novata a experiente. Ademais, as reflexões tecidas sobre a minha trajetória apontam para a negociação constante entre mim e a comunidade de prática do PFI, marcada por posicionamentos coerentes com meus valores pessoais e profissionais e pelo orgulho profissional atrelado ao exercício da docência.porFormação continuadaEnsino de inglês para fins específicosAutoetnografiaComunidades de práticaPrograma Paraná Fala InglêsEstudos da linguagemLíngua inglesaFormação de professoresEnsino de inglêsGlobalização - Aspectos sociaisEnsino superiorTecnologia - Aspectos sociais - BrasilFormação continuada de professores em ensino de inglês para fins específicos no âmbito do programa Paraná Fala Inglês – UEL : uma trajetória autoetnográficaContinuing teacher education in the teaching of English for Specific Purposes in the context of Paraná Speaks English - UEL : an autoethnographic trajectoryDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaContinuing teacher educationTeaching english for specific purposesAutoethnographyCommunities of practiceParaná Speaks English ProgramLanguage studiesEnglish languageTeacher trainingEnglish teachingGlobalization - Social aspectsEducation, HigherTechnologist - Social aspects - Brazil