Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]Maicher Neto, Alexandre2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9115Resumo: Essa Dissertação apresenta uma proposta de ensino das equações de segundo grau, a ser apresentada a partir do final do ensino fundamental, sugerindo a abordagem da generalização de fórmulas matemáticas utilizadas no período escolar Para tanto, consultamos os documentos oficiais que orientam o ensino da matemática no Brasil e no Estado do Paraná, entre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), constatando que os mesmos reiteram a relevância do tema Do mesmo modo, buscamos subsídios na literatura referente à Educação Matemática para fundamentar a proposta sobre o ensino da álgebra na prática escolar Abordamos ainda aspectos históricos que de fato foram imprescindíveis para o desenvolvimento dessa Dissertação , uma vez que utilizamos a técnica de completar quadrados, empregada desde o século XII por Bháskara, para resolver situações problemas O método de completar quadrados se constitui em técnica indispensável para obter a generalização da fórmula resolutiva de equações de segundo grau Na sequência relacionamos as equações de segundo grau com uma representação geométrica, a fim de explanar a técnica do completamento de quadrados Concluímos com sugestões de situações problemas que abordam o tema, confeccionadas pelo autor Por fim, relatamos as impressões observadas diante da apresentação de um dos problemas a estudantes do nono ano de uma escola públicaEquações quadráticasGeneralizaçãoBhaskara, Fórmula deÁlgebraEquations, QuadraticGeneralizationBhaskara's formulaAlgebraO tema de equações do segundo grau como espaço para a generalizaçãoDissertação