Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]Caprioli, Valquíria Aparecida Dias2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16156Resumo: De acordo com recentes estudos, o estabelecimento de metas futuras por adolescentes pode contribuir para seu engajamento nos estudos e consequentemente possibilitar melhor desempenho escolar O referencial teórico adotado na presente pesquisa é a Perspectiva de Tempo Futuro- PTF em termos de “Eus Possíveis” O estudo teve por objetivo avaliar a motivação de adolescentes infratores, em função de metas de vida ou de “eus possíveis” e sua relação com valorização da escolaridade Especificamente, os objetivos do estudo foram: identificar expectativas sobre o futuro de uma amostra de adolescentes em conflito com a lei atendidos no serviço de cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto; identificar a percepção dos mesmos adolescentes quanto ao valor da escolaridade e dos estudos, enquanto meios para alcançar suas metas futuras; e comparar os escores nas medidas de metas futuras e de percepção do valor da escolaridade, em função de sexo Participaram desta pesquisa 12 adolescentes atendidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Eles responderam a um questionário em escala do tipo Likert contendo 13 questões As análises revelaram que o modelo com dois fatores foi o que apresentou o melhor ajuste para a amostra, sendo que, após análise fatorial exploratória houve a necessidade de expurgo de quatro questões por não terem carregado no fator do qual diziam respeito e, assim, foram nove os itens mantidos na escala reduzida As análises de fidedignidade mostraram para o fator 1 (Valorização da Escola) a=,57 e para o fator 2 (Metas de Vida / “Eus Possíveis”) a=,63 A simulação de exclusão de qualquer dos itens retidos não trouxe melhora em nenhum dos dois coeficientes alpha É possível concluir, com essa ressalva, que as análises forneceram evidências de boas propriedades psicométricas do presente questionário em escala do tipo Likert Como primeiro resultado, observaram-se altos escores médios em ambas as medidas, sem diferença entre os sexos Além disso, as análises revelaram correlação nula entre os escores nos dois fatores Com uma subamostra dos mesmos participantes (n=5) foi realizada entrevista, nas quais se buscou coletar detalhes sobre a sua relação com a escola e com professores, motivos de evasão, sua vontade de estudar e sobre aspirações quanto ao futuro, para captar informações que dificilmente poderiam ser obtidas com as escalas do tipo Likert Porém, pela análise dos relatos nas entrevistas não se obtiveram informações adicionais relevantes Quando analisadas as marcações no continuum da escala em alguns itens selecionados do questionário, verificou-se que alguns daqueles adolescentes mostravam total desvalorização da escolaridade Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores e foram dadas sugestões de novas pesquisas bem como levantadas algumas implicações educacionaisEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMotivação na educaçãoDelinquentes juvenisEducation - BrazilExpectativas sobre futuro e valorização da escola por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativaDissertação