Bertero, José Flávio [Orientador]Mello, Fabio Mansano de2024-05-012024-05-012003.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8932Resumo: O nosso estudo se insere na investigação das relações capitalistas de produção, tendo como objeto de pesquisa a análise do processo de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas privadas; não é nossa intenção descrever os passos e as vicissitudes do ensino brasileiro, muito menos as reformas pedagógicas realizadas nos últimos anos, mas sim estudar o processo produtivo desses profissionais, que a nosso ver são assalariados como qualquer outro trabalhador produtivo Com o intuito de valorizar-se, o capital vai adentrando esferas da produção as mais variadas, em âmbito nacional e internacional; amparado pelas transformações da base técnica nos processos produtivos, o capital busca extrair a maior taxa de mais-valia possível, graças ao emprego sistemático de tecnologia, relegando dessa forma o trabalhador a um segundo plano no seio da produção É neste contexto que inserimos a escola privada, o terreno prático de nossa empreitada; constatamos que, pelo menos nos últimos vinte anos houve um acréscimo significativo de instituições dessa categoria, propiciando aos seus alunos os mais diversos tipos de aprendizado, e fundamentalmente engendrando uma organização específica de trabalho dos professores A nossa preocupação é exatamente captar como essa dinâmica capitalista interfere e desqualifica tal trabalhoProfessoresFormaçãoTeacher trainingA Desqualificação profissional na educação : um estudo do trabalho dos professores do ensino médioDissertação