Trelha, Celita Salmaso [Orientador]Andreatta, Larissa Bertolini2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14395Resumo: Introdução: Os fatores mais destacados para as alterações posturais e dores na coluna vertebral em crianças referem-se aos hábitos relacionados às atividades escolares, tais como, a maneira de transportar o material escolar, o modelo e o peso da mochila Quando hábitos posturais incorretos são adotados, desde a infância, são considerados motivo de grande preocupação, visto que as crianças estão em processo de formação do esqueleto e tornam-se mais suscetíveis a deformações e lesões nas estruturas músculoesqueléticas Objetivo: Planejar, implementar e avaliar um programa postural quanto ao uso de mochilas para crianças pré-escolares de uma escola municipal da cidade de Londrina/PR Método: Foi realizado estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação Inicialmente, foram coletados dados demográficos (idade e sexo) e medidas de massa corporal Foi aplicado questionário relacionado a algias vertebrais, posturas, mochila escolar, atividade física e alimentação A técnica de filmagem foi utilizada para observação sistemática da postura e do modo de transporte das mochilas na entrada da sala de aula Após a observação, foi traçado o roteiro de intervenção, construído com base nas necessidades dos sujeitos participantes Foram realizados onze encontros semanais, baseados no conceito de Back Schoolchildren, com atividades teóricas e práticas relacionadas à postura e à mochila escolar Também foram realizadas sessões educativas com professores e gestores da escola e grupo focal com os pais Resultados: Participaram do estudo 26 crianças matriculadas na pré-escola, 12 (46,2%) meninos e 14 (53,8%) meninas, com idade de cinco e seis anos Verificou-se 46,6% de acertos no primeiro questionário pré-intervenção e 88,5% de acertos pós-intervenção Houve diminuição na carga transportada nas mochilas com média de 2,1±,5 kg para 1,8±,5 kg e quatro crianças trocaram o modelo de mochila para o de duas alças Em conjunto com os pais, professores e gestores foi elaborada a implantação de cartilha educativa e alternativas para aliviar o peso transportado pela criança com a retirada de objetos como saboneteira, papel higiênico e transporte de apenas um caderno Após programa de intervenção, foi observada mudança do modelo e modo de transporte das mochilas O grupo focal realizado com os pais ou responsáveis evidenciou a importância do programa postural e também confirmou a mudança das crianças com relação aos hábitos posturais saudáveis, principalmente na maneira de arrumar e transportar o material escolar Conclusão: Os achados deste estudo revelaram que a medida de intervenção adotada e baseada na educação postural promoveu mudanças nos hábitos referentes à utilização de mochilas, contribuiu para o aumento do grau de conhecimento da anatomia, fisiologia e biomecânica da coluna vertebral, nas posturas adequadas e no manuseio do material escolar Observou-se assimilação do conhecimento de posturas corretas e sua adoção ao transportar a mochila escolarDistúrbios da posturaCriançasPostura humanaFisioterapia para criançasPré-escolaresDisorders of posturePhysical therapy for childrenPreschoolersChildrenUso da mochila em crianças pré-escolares : uma experiência de pesquisa-açãoDissertação