Both, JorgeTesta, Saulo2024-08-282024-08-282023-06-15https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17324O objetivo foi verificar a relação da Síndrome de Burnout de professores de Educação Física com as crenças de Autoeficácia e, a motivação dos alunos, especificamente nas Necessidades Psicológicas Básicas (NPB). Os estudos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram uma Revisão de Escopo sobre a relação entre Burnout e Autoeficácia de professores de Educação Física e, um Ensaio Teórico sobre o impacto da Síndrome de Burnout dos professores de Educação Física na Motivação dos alunos. Foram produzidos quatro estudos empíricos analisando as relações entre os constructos do Burnout, Autoeficácia e NPB. Participaram da investigação 30 professores de Educação Física e 1971 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio de 15 escolas da Rede Estadual de Educação do Paraná, de 10 municípios do Núcleo Regional de Maringá. Os resultados encontrados apresentam relações entre o estado de Burnout dos professores de Educação Física e a Autoeficácia dos mesmos. Ainda, que Exaustão Emocional predomina no constructo do Burnout e, que há relações diretas entre os níveis de Burnout e Autoeficácia. Também foram encontradas relações entre variáveis sociodemográficas dos professores e o estado de Burnout e Autoeficácia dos mesmos. Posteriormente, foram analisados e classificados por Análise de Clusters dois grupos de professores, um apresentando baixos níveis de Burnout e altos índices de Autoeficácia e o outro com índices moderados de Burnout e medianos de Autoeficácia. Na análise das variáveis sociodemográficas dos grupos de professores, verificou-se que Tempo de Carreira e Deslocamento Pendular impactam no esgotamento sendo, docentes mais velhos e que moram e trabalham na mesma cidade apresentam sinais de desenvolvimento de Burnout e diminuição de sua autoeficácia. Analisando os alunos quanto às suas NPB, verificou-se que os participantes apresentam índices moderados de Autonomia, Competência e Relacionamentos, sendo que a Autonomia tem os menores índices. Foram encontradas correlações Moderadas entre a Competência com as dimensões Autonomia e Relacionamentos além de forte correlação entre Autonomia e Relacionamentos. Na análise das NPB em função das variáveis sociodemográficas, constatou-se que: meninos possuem maiores níveis de Autonomia, Competência e Relacionamentos; alunos do ensino fundamental se sentem mais autônomos e competentes; estudantes de cidades da conurbação de Maringá apresentam os menores índices das NPB; alunos de até 14 anos tem melhores níveis de Autonomia, Competência e Relacionamentos; e alunos praticantes de esportes apresentam maior satisfação das NPB do que os não-praticantes. Analisando a relação entre o Burnout e a Autoeficácia dos professores com a motivação dos alunos, os resultados mostram que não há diferença significativa entre a satisfação das NPB dos alunos e o estado de Burnout dos professores, bem como Burnout leve e moderado não interfere nas NPB dos alunos. Entretanto, analisando as NPB em função das variáveis sociodemográficas, constatou-se que algumas características sociodemográficas dos alunos impactaram na satisfação das NPB de diferentes maneiras, o que pode demonstrar indicativos da influência dos níveis moderados de Autoeficácia e Burnout nas NPB e adoecimento silencioso dos professores, não sendo possível identificar este processo de agravamento do Burnout impactando nos alunos.porEducação Física EscolarSíndrome de Burnout de Professores de Educação FísicaAutoeficácia DocenteMotivação de AlunosRelação da Síndrome de Burnout e da Autoeficácia do Professor de Educação Física na Motivação dos AlunosRelationship between Burnout Syndrome and Physical Education Teachers' Self-Efficacy on Student MotivationTeseCiências da Saúde - Educação FísicaSchool Physical EducationBurnout Syndrome of Physical Education TeachersTeacher Self-EfficacyStudent Motivation