Santos, Raimunda Fernanda dosCasoni, Clarice Luzia Rodrigues2024-10-172024-10-172024-02-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18137Estuda-se aspectos teóricos, metodológicos e educacionais a respeito dos Sistemas de Organização do Conhecimento em disciplinas ofertadas nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. Contempla uma temática base na formação de pesquisadores da Organização e Representação do Conhecimento em ambientes tradicionais e contemporâneos. Tem como objetivo geral: analisar os componentes curriculares sobre Sistemas de Organização do Conhecimento nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva especificamente: mapear as disciplinas e ementas voltadas para os Sistemas de Organização do Conhecimento; identificar a modalidade dos Cursos de Pós-Graduação que possuem tais componentes curriculares; demonstrar quais os tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento são contemplados nos currículos; investigar se as novas possibilidades de representação do conhecimento por meio das Folksonomias encontram-se contempladas nas estruturas curriculares com vistas a formação de pesquisadores nessa seara. Utiliza como metodologia as pesquisas: bibliográfica, documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, para análise dos dados utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Apresenta como resultado a análise de vinte e três Instituições Ensino Superior identificadas na Plataforma Sucupira e avaliados pela CAPES, as quais ofertam, quarenta e dois cursos. Em relação às modalidades dos cursos, foram identificados: a) dezenove mestrados acadêmicos; oito mestrados profissionais b) quinze doutorados acadêmicos. Constata que os Sistemas de Organização do Conhecimento têm sido discutidos por 42% dos Programas analisados. Com relação aos Sistemas de Organização do Conhecimento abordados nas ementas das disciplinas, foram identificados tanto os relacionados aos sistemas tradicionais (tesauros, taxonomias) como aos novos modelos voltados para a web e para os sistemas colaborativos, tais como: as ontologias e folksonomias.porOrganização do conhecimentoRepresentação do conhecimentoSistemas de organização do conhecimentoProgramas de pós-graduaçãoCiência da informação brasileiraEnfoques sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) nos currículos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do BrasilFocus on Knowledge Organization Systems (KOS) in the curricula of Postgraduate Programs in Information Science (PPGCI) in BrazilDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoOrganization knowledgeRepresentation knowledgeSystems organization knowledgePrograms graduateScience information brazilian