Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Pacheco, Edson2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14778Resumo: Grande parte dos recursos pedagógicos existentes no formato digital tem recebido a denominação de Objeto de Aprendizagem (OA), quando de fato são simplesmente conteúdos digitais que possuem pouco ou nenhum reuso e ainda apresentam baixa qualidade O desenvolvimento de um OA não é uma tarefa fácil Além disso, o uso de uma metodologia inadequada para o seu desenvolvimento pode resultar em um OA com baixa qualidade, ineficaz no seu reuso e no aprendizado que ele possa vir a fornecer O desenvolvimento de um OA requer uma equipe multidisciplinar composta de profissionais das áreas pedagógica e técnica, os quais precisam interagir de modo a atingir os objetivos tanto tecnológicos quanto pedagógicos desses OA Nesse sentido, torna-se necessário o uso de uma metodologia capaz de gerenciar e garantir a consistência e padronização do processo de desenvolvimento do OA As metodologias hoje utilizadas para esse fim apresentam muitas fraquezas tanto no âmbito pedagógico como nas questões técnicas Visando preencher essas lacunas, o presente estudo apresenta um processo de desenvolvimento de OA, intitulado GAIA PDOA Nesse sentido, são descritos os princípios teóricos que fundamentam o desenvolvimento de um OA, utilizados por este processo Uma análise comparativa com outros processos similares evidenciam as lacunas preenchidas pelo processo GAIA PDOA Para validar os resultados deste estudo o processo GAIA PDOA foi submetido a uma avaliação de especialistas, através da qual se pôde constatar a concordância positiva de todos os especialistas em relação à sua aceitabilidade Ainda para subsidiar a avaliação positiva do processo GAIA PDOA, foi desenvolvido um OA através do qual se pôde comprovar a eficácia da aplicação do processo na prática bem sucedidaEngenharia de softwareObjetos de aprendizagemSoftwareProjetosSoftware engineeringLearning objectsProjectsSoftwareGAIA PDOA : processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagemDissertação