Contani, Miguel LuizLima, Carlos Guilherme Caldeira2024-10-242024-10-242024-02-02https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18224A linguagem radiofônica é de emoção, ao mesmo tempo em que também necessita ser descritiva, sobretudo nas transmissões de partidas de futebol. A linguagem visual precisa ser adotada e convertida em fala, a fim de realizar aquilo que o futebol no rádio mais requer: informar e emocionar. Com análise de quatro narrações de gol pela Rádio Paiquerê 91.7 FM de Londrina-PR (uma de cada um dos narradores da emissora), nos jogos do Londrina Esporte Clube, o trabalho visa avaliar o grau em que emoção e descrição estão em equilíbrio, e aptas oferecer uma informação mais detalhada e que facilite o entendimento do ouvinte, sobretudo permitir que visualize o que está ouvindo. A fundamentação teórico-metodológica está amparada nas conceituações da semiologia de Roland Barthes, com ênfase na linguagem fotográfica, para aferir e mensurar o nível de possibilidade de compreensão por parte do torcedor/ouvinte/receptor da mensagem, e lançar luz sobre o processo de produção de sentido nessa modalidade de linguagem midiática. Trata-se de conhecer, de um ponto de vista semiológico, o que a narração radiofônica de uma partida de futebol, ensina como peça de comunicação, tendo por base a experiência de quem hoje incorpora uma tradição deixada pelos brilhantes locutores de outras épocas. Os jogos analisados ocorreram no Estádio do Café, sede das partidas do Londrina Esporte Clube, e isso amplia a carga emocional para o narrador, com a presença de público na praça esportiva. Em virtude da pandemia mundial da covid-19, o recorte foi de eventos do período pré-pandêmico. Os resultados permitem afirmar que os profissionais buscaram escolher palavras adequadas para “desenhar” a jogada e oferecer elementos para que o ouvinte montasse mentalmente o gol. Foram encontradas palavras que ajudaram a trazer uma carga emocional ao que foi contado, com pormenores técnicos, em busca de equilíbrio entre descrição e emoção, a fim de que o torcedor que não acompanhou o lance do gol no instante em que ele foi marcado, tivesse a possibilidade de compreender como foi conquistado o tento.porComunicaçãoLinguagem radiofônicaEmoçãoDescriçãoProdução de sentidoJornalismo esportivoRádio - Estações - LondrinaFutebol - JogosLinguagem visualLinguagem fotográficaNarração radiofônicaVendo o gol : a semiologia da narração esportiva no rádioViewing the goal : semiology in the narration of football on the radioDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCommunicationRadio languageEmotionDescriptionProduction of meaningSports journalismRadio - Stations - LondrinaSoccer - MatchesVisual languagePhotographic languageRadio narration