Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira [Orientador]Lopes-Lima, Larissa Chaline2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12389Resumo: Uma breve reconstituição histórica sobre a abordagem moderna da Sustentabilidade proporcionou a compreensão da origem do termo Desenvolvimento Sustentável, e a consideração de que existem diversos paradigmas que o conceituam, entre eles o Ambientalismo Contemporâneo com algumas de suas correntes que discutem os fatores econômico, social e ambiental A presente Dissertação , de cunho qualitativo e documental, demonstra a escola como organização socialmente constituída e como local propício para o desenvolvimento de saberes, incluindo os socioambientais, que auxiliam seus membros a serem agentes-intérpretes na sociedade, compreendendo suas estruturas de forma a mantê-las ou alterá-las, de modo a exercerem sua agência humana Em vista da temática Sustentabilidade, promoveu-se um ambiente de discussões por meio do processo pedagógico de Alfabetização Visual sobre resíduos sólidos urbanos desenvolvido pela Educação Ambiental Esse processo, realizado em uma Unidade Didática de um Projeto de Pesquisa, promovido pela Universidade Estadual de Londrina, permitiu que 12 estudantes, todos maiores de 18 anos, do Curso Técnico em Meio Ambiente da rede pública de ensino, ao longo da participação colaborativa entre Universidade e Escola, realizassem 16 representações imagéticas e discursivas que compuseram um Banco de Dados Este trabalho apresenta as análises de cinco representações pertencentes a esse Banco de Dados, com características ilustrativas, cuja fundamentação teórico-metodológica está na Semiótica de Charles S Peirce, a fim de analisar, pela semiose, os significados contidos nas representações dos estudantes acerca dos resíduos sólidos urbanos no momento em que foram explanadas Desse modo, o objetivo geral consiste em analisar a semiose presente nas representações imagéticas e discursivas discentes e seus respectivos interpretantes no processo de ensino e aprendizagem, a partir da temática dos RSU com base na sustentabilidade Ao final do trabalho, após os expostos teóricos e empíricos, apresentam-se as semioses encontradas nas representações resultantes do processo de ensino e aprendizagem, sendo que quatro das representações possuem argumentos voltados ao Desenvolvimento Sustentável; três das representações enfatizam diretamente os resíduos sólidos urbanos e duas representações retratam o consumoDesenvolvimento sustentávelOrganização administrativaMeio ambienteRepresentações sociaisSustainable developmentSocial representationsA semiose presente nas representações dos estudantes do curso técnico em meio ambiente na abordagem da temática dos resíduos sólidos urbanosDissertação