Fontenele, Heliana Barbosa [Orientador]Sequinel, Luis Fernando2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8776Resumo: Ao longo dos anos a escassez de investimentos em conservação da malha rodoviária pavimentada brasileira, fez com que a sua qualidade caísse demasiadamente Por isso, as ações referentes à manutenção e reabilitação das estradas representam um grande volume de serviços, principalmente nas regiões mais desenvolvidas, onde a malha pavimentada é grande, causando diversos impactos ambientais A gestão ambiental destes serviços, atualmente, resume-se apenas nos processos de licenciamento ambiental Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é elaborar um índice para mensurar o desempenho ambiental dos serviços de manutenção rodoviária, baseado em uma matriz de indicadores, utilizando a percepção de especialistas de concessionárias de rodovias Para isso, foi utilizada a Metodologia de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) por meio do método MACBETH Os especialistas das concessionárias de rodovias indicaram por intermédio de brainstormings os aspectos que consideravam importantes no desempenho ambiental em obras de manutenção rodoviária, formando os Pontos de Vista Fundamentais (PVFs) Na sequência, para cada PVF, foi escolhido um indicador com diferentes níveis de performance de forma a mensurar o seu desempenho ambiental A próxima etapa consistiu em realizar os julgamentos de diferença de atratividade entre os níveis de desempenho e entre os indicadores, com uso do método MACBETH, com o objetivo de atribuir pontos aos diferentes níveis de performance e pesos de ponderação aos indicadores O resultado obtido foi o Índice de Performance Ambiental da Manutenção Rodoviária (IPA-MR), baseado em 16 indicadores divididos em seis áreas de interesse: Gestão Ambiental, Treinamento e Segurança da Mão de Obra, Manutenção de Equipamentos, Planejamento, Poluição Ambiental e Interferências no Ambiente A área que apresentou o maior peso na formação do índice foi Poluição Ambiental, e com menor peso ficou Manutenção de Equipamentos O valor do índice variou de para o pior desempenho ambiental a 1 para o melhor Por fim, realizou-se a validação dos pesos de ponderação dos indicadores obtidos na pesquisa com uso do sistema VIP Analysis Para isso, solicitou-se a profissionais que atribuíssem pesos diretamente aos indicadores do IPA-MR, os quais foram comparados com os pesos gerados no software M-MACBETH observando-se a equivalência entre eles A aplicação do IPA-MR possibilita aos gestores a identificação dos pontos com desempenho ambiental insatisfatório, auxiliando na robustez da tomada de decisão de ações na gestão ambiental rodoviária O índice desenvolvido pode ser considerado uma ferramenta objetiva para o acompanhamento contínuo do desempenho ambiental dos serviços de manutenção rodoviáriaGestão ambientalIndicadores ambientaisRodoviasAspectos ambientaisEnvironmental indicatorsEnvironmental managementModelo para avaliação ambiental em obras de manutenção rodoviária baseado numa análise multicritério construtivistaDissertação