Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Visitação, Viviane Loiola da2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14202Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam Assim, para o desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick, presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 212 É comum a afirmação de que muitas vezes as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice) Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva (21) e Zamberlan e Silva (211), os quais apontam para a exploração das potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos Com isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias, alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas Com a análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos de biologia PNLD/212 apresentarem informações importantes acerca desse episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções inapropriadas de NdCBiologiaEstudo e ensinoDNAFormação de conceitosBiologia (Ensino médio)BiologyDNABiology (Secondary education)Science - HistoryStudy and teachingConcept formationTextbooksO episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012Dissertação