Nalesso, Ana Patrícia PiresSilva, Maria Gabriela Pereira da2024-10-302024-10-302023-12-19https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18330Este trabalho aborda a relação entre proteção social e necessidades sociais no espaço escolar a partir da Constituição Federal brasileira de 1988, considerando também o período pandêmico (SARS-CoV-2). Partimos da concepção de que as expressões da questão social estão cada vez mais agravadas na sociedade capitalista, decorrente da propriedade privada dos meios de produção, e que no contexto de acirramento da desigualdade social, da ampliação da precarização e exploração da força de trabalho, de crises sanitárias -como a pandemia da covid-19-, as instituições públicas de proteção social explicitam ainda mais sua essencialidade no atendimento das necessidades sociais, que se diferenciam historicamente, especialmente à classe trabalhadora. O foco neste trabalho são as necessidades sociais que atravessam a escola e a forma como a proteção social se efetiva nesse espaço. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa está em compreender a relação entre necessidades sociais e proteção social no espaço escolar a partir da perspectiva dos sujeitos que compõem as Associações de Pais e Mestres de escolas municipais de Londrina-PR. O estudo de análise teórica e de abordagem qualitativa segue os pressupostos do método-dialético, desenvolvido em duas etapas que não estão isoladas entre si: a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última foi desenvolvida com os sujeitos integrantes de APMs (diretores, professores e responsáveis de alunos) de cinco escolas municipais de Londrina, contemplando três regiões da cidade: norte, centro e sul. A análise das entrevistas semiestruturadas se deu através de duas categorias: necessidades sociais; escola e proteção social. A partir das categorias, compreendemos que as necessidades sociais adentram os muros escolares, demandando a efetividade da proteção social exercida por esse espaço. Na perspectiva dos sujeitos que a compõem, a escola efetiva a proteção social ao acolher e escutar as crianças, ofertar alimentação adequada e ser espaço de denúncia contra as diversas violências. Assim, a proteção social compõe o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a construção de novos saberesporNecessidades sociaisQuestão social/desigualdade socialProteção socialEscolaPandemiaServiço socialEducaçãoPolítica socialViolência na escola - BrasilProteção social e espaço escolar: a materialização das necessidades sociais nas escolas e seu enfrentamento no município de Londrina-PR a partir da perspectiva de membros de APMsSocial protection and school space: the materialization of social needs in schools and their coping in the city of Londrina-PR from the perspective of members of APMsDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialSocial needsSocial issue/social inequalitySocial protectionSchoolPandemicSocial serviceEducationSocial policySchool violence - Brazil