Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]Thomas, Silvana2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10064Resumo: A organização social que nos rege, por seu caráter normalizador, é marcada pelo sentimento de vergonha que pode estar relacionado ao cometimento de erro Vergonha e erro são noções construídas nas relações sociais que se estabelecem entre pares de determinado grupo e, portanto, envolvem a relação entre juízo próprio e alheio Ancorada no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, a presente pesquisa objetivou investigar as significações produzidas por estudantes do Ensino Médio de uma instituição privada de ensino, de um município norte paranaense, acerca das noções de vergonha e erro, relacionando-as aos processos de significação da vivência escolar Participaram do estudo, 15 estudantes do Ensino Médio, sendo 5 de cada série (1ª, 2ª e 3ª série) Os dados foram coletados e analisados por meio do Método Clínico-Crítico de Jean Piaget, mediante entrevistas clínicas, nas quais se recorreu a depoimento proveniente de mídia social e recorte de vídeo oriundo de seriado televisivo, para análise dos participantes da pesquisa Os dados oriundos das entrevistas pessoais, bem como as significações apresentadas pelos participantes ao depoimento e ao excerto de vídeo propostos, permitiram a elaboração de categorias de análise que nortearam a discussão Cinco categorias emergiram dos dados e foram cotejadas aos conceitos de moralidade, vergonha e erro no aporte teórico da pesquisa, são elas: 1 - Vergonha como regulador externo; 2 - Vergonha como autojuízo; 3 - Significações de vergonha relacionadas às questões escolares ou ao ambiente escolar; 4 - Erro como quebra de regras e padrões; e 5 - Erro como fracasso em relação a metas pessoais Os resultados indicaram que os participantes significam a vergonha como decorrente de um juízo alheio, assim como de um autojuízo negativo acerca do próprio comportamento Em ambos os casos a vergonha incidiria sobre as representações que os participantes têm de si e ensejaria uma retificação do próprio comportamento A vergonha seria um sentimento necessário, pois serviria como um sinalizador de que o comportamento apresentado não está de acordo com as representações que o sujeito tem de si, nem com as normas presentes no contexto O erro estaria relacionado a uma quebra do padrão socialmente estabelecido, relacionado à violação de normas sociais; bem como a situações de fracasso pessoal, a exemplo de criar uma expectativa em relação a uma prova e não atingir o esperado Vergonha e erro no contexto escolar se relacionam às vivências de fracasso em obter o resultado acadêmico esperado; a percepção de não se adequarem ao padrão de bom aluno Para os participantes, o erro é necessário ao processo de desenvolvimento, mas a escola não o valoriza, pois os alunos que erram são desprezados Apesar da limitação do estudo advinda do reduzido número de participantes, a pesquisa apresentou reflexões generalizáveis acerca do estudo da moralidade, promovendo indicativos para que se pudesse conhecer o pensamento de estudantes adolescentes Em situações futuras, pode favorecer a elaboração de práticas pedagógicas que pensem a escola como espaço de promoção da reciprocidade de relações, autonomia e cooperação, para subsidiar a atuação com adolescentesEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasVergonhaErroEpistemologia genéticaEducation - BrazilShameErrorGenetic epistemologyMoralSignificações de vergonha e erro em estudantes do ensino médio : um estudo à luz da epistemologia genéticaDissertação