Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Perucci, Lucas Roberto2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12634Resumo: O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza das relações linguísticas associativas e da paráfrase, para promover apropriações dos conceitos de energia e matéria dos ecossistemas As relações associativas (paradigmáticas) derivam da semiologia de Saussure A paráfrase é defendida como uma forma de apropriação do discurso pelo sujeito, uma autonomia para modificar o registro original de um modo singular, desde que guarde correspondência com o inicial O trabalho se sustém dentro do programa de pesquisa do multimodos de representação, extraindo elementos da teoria da semiologia e utilizando na aprendizagem científica, com foco no registro escrito da língua Uma Unidade Didática foi construída e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, com os conteúdos de matéria e energia nos ecossistemas, durante três aulas e seis atividades produzidas por cada um dos cinco avaliados Os resultados indicam que a estratégia de ensino pode evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave em ciências, ao utilizar as associações termo a termo em conjunto com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase A atividade orientada pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitar respostas estereotipadasBiologiaEstudo e ensinoMatéria orgânicaFormação de conceitosEstudantes do ensino médioBiologyOrganic matterEnergyLanguagem and educationConcept formationStudy and teachingEixos estruturantes da linguagem e as paráfrases para a apropriação de conceitos de matéria e energia nos ecossistemasDissertação