Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Andrade, Francielly Barbosa2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610Resumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisaGeografiaArte e geografiaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoGeografiaFormação de conceitosArt and geographyInterdisciplinary approach to knowledgeConcept formationPhotography and geographyGeographyStudy and teaching - EnvironmenEnsino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografiaDissertação