Kadri, Michele Salles ElSantana, Pedro Américo Rodrigues2025-07-252025-07-252025-02-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18897A educação bilíngue (EB) tem sido ressignificada para atender às especificidades da esfera pública (El Kadri, Passoni, Megale, 2024), o que exige formação continuada de professores nesses contextos. Esse estudo tem como o objetivo geral investigar o potencial de uma formação com professoras atuantes na educação bilíngue em uma escola pública, focando na colaboração crítica (Magalhães; Fidalgo, 2019) como meio para um movimento em direção à transformação da atividade (Engeström, 2015).Como objetivos específicos, buscamos: (a) examinar as manifestações discursivas de contradições representadas pelas professoras nesse contexto; (b) explorar se e de que maneiras as participantes expressam agência transformativa; e por fim, (c) e identificar os discursos que sustentam o exercício ou o não exercício de agência transformativa. Como abordagem de formação, fundamentamo-nos na teoria histórico-cultural da atividade (Engeström, 2015) e na colaboração crítica (Magalhães; Fidalgo, 2019). Os dados foram coletados em encontros formativos com professoras de uma escola bilíngue (Português/Inglês) pública em Ibiporã – PR., compreendendo transcrições dessas reuniões. A análise se pautou no Sistema de Atividade (Engeström, 2015), no Ciclo de Aprendizagem Expansiva (Engeström, 2015), nas manifestações discursivas de contradições (Engeström; Sannino, 2011) e nas expressões de agência transformativa (Haapsaari, Engeström; Kerusuo, 2015). Complementarmente, utilizamos os estudos críticos do discurso (Fairclough, 2003; Resende, 2017; Mateus; Resende, 2015; Van Leeuwen, 2008) para analisar a relação entre estrutura e agência, articulada a teorias de aprendizagem (El Kadri, 2014). Nos encontros, as professoras ressignificaram contradições percebidas e buscaram abordar datas comemorativas sob uma perspectiva de interculturalidade crítica (Candau, 2009; Megale, 2022; Walsh, 2010). Elas manifestaram agência transformativa ao (a) criticar a estrutura da atividade ao identificar contradições; (b) projetar transformações mediadas por concepções críticas de EB; (c) comprometer-se com mudanças nas práticas; (d) tomar ações em seus contextos reais de ensino; e (e) resistir a novas abordagens diante dos desafios de desconstruir crenças e ideologias. Para tal, mobilizaram discursos sobre: (a) o compromisso com a escola como espaço de justiça social; (b) a colaboração como ferramenta de transformação; (c) a resistência às demandas do trabalho colaborativo; (d) o receio de novas abordagens devido à reação da comunidade; e (e) o desconforto ao romper com tradições. Os dados indicam que a formação incentivou a reflexão crítica sobre as práticas docentes e contribuiu para a expansão da atividade. Defendemos a tese de que a formação de professores para a EB pública se fortalece quando fundamentada na análise crítica de contradições sistêmicas e em práticas colaborativas que ressignificam o ensino bilíngue de forma sensível ao contexto. Essa formação exige intencionalidade, expressa no esperançar e no compromisso transformador dos docentes, além da abertura à desaprendizagem e à colaboração crítica como caminhos para a expansão da atividadeporEducação bilíngueFormação de professoresTeoria de atividadeHistórico-culturalAprendizagem expansivaPesquisa crítica de colaboraçãoEstudos da linguagemEscolas públicas"A gente dá conta de segurar esse tchan?": contradições, agência transformativa e aprendizagem expansiva na formação com professoras na educação bilíngue pública“Can we take this heat?”: contradictions, transformative agency and expansive learning in teacher development in public bilingual educationTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaBilingual educationTeacher educationActivity theoryCultural-historicalExpansive learningCritical collaboration researchLanguage studiesPublic schoolsTeacher training