Martins, João Batista [Orientador]Monaco, Ronise Liogi2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12626Resumo: No início da década de 199, o Governo do Estado do Paraná decidiu pela implantação de um currículo básico que deveria ser seguido pela rede pública de ensino no Estado Fez a escolha pela elaboração de um currículo calcado nas teorias de Vigotski, por entender que as matérias a que os seus alunos deveriam ter contato necessitariam estar em consonância com o momento histórico por eles vivido Ainda, segundo a concepção de ensino do referido autor, a escola possui importante papel para não somente tornar o aluno uma engrenagem da sociedade, mas também visando a que, efetivamente, ele se aproprie do conhecimento sistematizado oferecido no ambiente escolar Na sequência, esta Dissertação aborda a reestruturação do currículo, no mesmo Estado, ocorrida em 26, agora voltada para a implantação de uma pedagogia histórico-crítica, embasada na orientação de Saviani Esse autor direciona seus estudos em defesa do estabelecimento de uma educação democrática, com intuito de torná-la um instrumento de transformação e de mudança social do educando Para a compreensão desses dois momentos históricos (199 e 26), esta pesquisa parte dos dados contidos em documentos oficiais do Estado do Paraná e na doutrina a fim de entender as razões das opções feitas pelo governo desse estado Ao final, busca-se refletir sobre a efetiva apropriação das idéias desses autores Paralelamente a isso, promove-se uma revisão bibliográfica acerca das teorias existentes sobre o conceito de currículo, o significado e importância do currículo único e, ainda, sobre as questões de "poder" nele presentes, principalmente no momento em que se decide sobre quais os conhecimentos a que o educando terá acesso ou nãoTeoria vigotskianaCurrículosPsicologia educacionalAprendizagemVygotski theoryLearningCurrículumAs marcas da teoria vigotskiana nos currículos da escola pública paranaense : 1990-2006Dissertação