Torres, Eloiza CristianeCorreia, Suellen Jane2024-08-122024-08-122021-02-05https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17177A Geografia é uma disciplina muito importante dentro da sala de aula, tendo em vista que ela desenvolve inúmeras potencialidades como uma leitura crítica e reflexiva do espaço que está a nossa volta, através de seus recursos visuais como mapas, maquetes, imagens, que auxiliam na construção da percepção dos alunos. No entanto, quando direcionamos nossos olhares para o ensino aprendizagem das pessoas com deficiência visual, percebemos que a realidade escolar é complexa, considerando que muitos professores sentem dificuldades de incluírem tais alunos, por não terem acesso a recursos didáticos específicos que atendam às necessidades do grupo, recorrendo as explicações orais, que se caracterizam sendo pouco efetivas para aprendizagem significativa dos discentes. Por isso, o objetivo central foi discutir e trabalhar a Cartografia Tátil com os professorandos do curso de Formação de Docentes para Séries Iniciais do município de São Sebastião da Amoreira, abordando metodologias diferenciadas de construção de materiais didáticos táteis, por meio da realização de uma oficina remota, tendo em vista o cenário de pandemia mundial. A pesquisa científica possui uma abordagem qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram a realização de trabalho de campo na instituição (antes do período da pandemia), observações simples, aplicação de entrevista semiestruturada com a professora de Metodologia do Ensino de Geografia e com o diretor da instituição, além de desenvolver um website educacional gratuito, com o propósito de disseminar a Cartografia Tátil, tanto com os professorandos do grupo estudado quanto aos demais professores e adeptos dessa questão. Referente ao período de aplicação da pesquisa ela teve início no primeiro semestre de 2019 e foi concluída no segundo semestre de 2020. Assim, acreditamos que essa temática não pode esperar mais, devendo ser abordada constantemente e disseminada por todo território, para que os discentes com deficiência visual tenham suas potencialidades exploradas por completo, tendo em vista que, seu potencial de aprendizagem é o mesmo que de qualquer outra criança. Nos resultados, constatamos que os professorandos e os demais envolvidos na pesquisa não tinham conhecimento construído sobre essa temática, deduziram quando mencionado o nome “tátil”, porém, não é um recurso que faz parte da realidade dos professorandos, tendo em vista que na ementa curricular do curso é debatido apenas a Educação Especial de modo generalizado e não esmiuçado em cada disciplina. Percebe-se que os envolvidos foram sensibilizados perante o tema e que a “sementinha” da curiosidade foi plantada em cada professorando e que será refletida em suas práticas docentes.porCartografia inclusivaEnsino de geografiaFormação inicialWebsite educacionalSensibilização para a cartografia tátil, por meio do uso das ferramentas digitais no curso de formação de docentes para as séries iniciais do município de São Sebastião da Amoreira-PRAwareness to tactile cartography through the using of digital tools in a teacher training course for initial grades of the town of São Sebastião da Amoreira-PRDissertaçãoCiências Humanas - GeografiaInclusive cartographyGeography teachingInitial teacher trainingEducational website