Almeida, Joyce Elaine deXavier, Débora Luise Souza2025-09-182025-09-182025-04-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18938O domínio de diferentes normas linguísticas é necessário para que o aluno possa adequar seu discurso às diversas situações de interação e para que ocupe espaços de letramento na sociedade, por isso é pertinente considerar um ensino de Língua Adicional (LA) que contemple uma abordagem da variação linguística. Mais do que isso, para que tal abordagem contribua para o desenvolvimento da consciência sociolinguística do alunos de espanhol, no sentido de dotá-los de ferramentas para perceber os valores sociais associados às variantes linguísticas e as relações de poder que envolvem as disputas entre normas, convém conhecer de onde se parte: quais são as ideias, valores, emoções e formas de proceder dos alunos de espanhol como LA. A realização desta pesquisa encontra justificativa na premência de desenvolver não só a competência comunicativa, mas também a formação crítica desses alunos, além de combater noções distorcidas da realidade linguística do espanhol. Esta tese tem o objetivo de demonstrar os efeitos de um trabalho didático com abordagem variacionista da língua produzidos no desenvolvimento da consciência sociolinguística de alunos de Letras Espanhol, assim como na alteração de suas crenças e atitudes a respeito do uso e adequação de normas linguísticas do espanhol. Para tanto, a fundamentação teórica vale-se dos pressupostos de Antunes (2003a; 2003b), Bortoni-Ricardo (2005), Camacho (1988; 2011), Cyranka (2014a; 2014b; 2015), Faraco (2008), Moreno Fernández (2000; 2009; 2010; 2024b), Lambert e Lambert (1981), Santos (1996), Silva-Corvalán (1989), Train (2002), entre outros. A pesquisa se desenvolveu por meio de metodologia qualitativa, com aporte da pesquisa-ação, que abrangeu os seguintes passos: (i) levantamento de dados do grupo amplo de participantes (alunos de Letras Espanhol de instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná) por meio de aplicação de formulário inicial; (ii) tabulação e análise dos dados; (iii) caracterização e análise das atitudes linguísticas de um grupo restrito de participantes (alunos de 3º e 4º ano de Letras Espanhol de uma universidade pública do Paraná) a respeito da variação linguística e de seu processo de ensino e aprendizagem, por meio de entrevistas; (iv) aplicação de minicurso ao grupo restrito abordando questões de variação linguística, com enfoque nas normas e na adequação linguística, com suporte da Pedagogia da Variação Linguística adaptada ao contexto de ensino de LA; (v) aplicação de formulário final ao grupo restrito com a finalidade de avaliar o minicurso e de verificar possíveis mudanças nas crenças e atitudes linguísticas dos discentes. Os resultados sinalizaram que um trabalho pedagógico com base variacionista contribui para o desenvolvimento da consciência sociolinguística dos estudantes, tanto em sua aprendizagem da língua quanto em sua prática docente. A intervenção mostrou ser promissora na promoção de crenças e atitudes mais condizentes com a realidade sociolinguística do espanhol. No entanto, houve uma parcela de mudanças, ainda que de forma pouco expressiva, que foram negativas. Esse dado sugere que limitações na extensão e aprofundamento das atividades realizadas no minicurso, bem como possíveis características dos alunos (como uma tendência a conservar crenças antigas) podem estimular a manutenção ou mudança indesejada de crenças e atitudes.porCrenças e atitudes linguísticasEnsino de Língua AdicionalVariação linguísticaLíngua espanholaNorma linguísticaLinguagem - Estudo e ensinoEstudo e ensinoEnsino de línguas - ensino e aprendizagemLinguagem e línguas - VariaçãoAtitudes linguísticasAtitudes linguísticas de alunos de espanhol como língua adicional e o fomento da consciência sociolinguísticaLinguistic attitudes of spanish as additional language students and the development of sociolinguistic awarenessTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLinguistic beliefs and attitudesAdditional Language teachingLinguistic variationSpanish languageLinguistic normLanguage - Study and teachingLinguistic attitudesLanguage teaching - teaching and learningLanguage and languages - Variation