Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]Peres, Rosana2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15775Resumo: Este estudo faz parte da linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente do núcleo de Ação Docente, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-Pr Ao analisar a carência da leitura, assim como do uso de estratégias para a apropriação desta habilidade em diferentes ambientes, elaborou-se como problema a seguinte questão: Será que os alunos são engajados ou quando engajados na escola utilizam estratégias cognitivas e/ou metacognitivas nas aprendizagens para buscarem proficiência na leitura? Suscitou-se como hipótese que os alunos de um modo geral não utilizam as estratégias no processo de aprendizagem, sendo as dificuldades em compreensão de leitura o entrave para a melhoria dos estudos A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura do Ensino Médio de duas Escolas Públicas do Norte do Paraná Como objetivos específicos procurou buscar possíveis relações entre o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos do Ensino Médio, bem como levantar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura Para atingir esses objetivos, utilizou-se o método de pesquisa de campo em uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Participaram 42 estudantes do Ensino Médio provenientes de duas Instituições Públicas do Norte do Paraná, que foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação e engajamento, de uma escala de estratégias de aprendizagem e pelo teste de Cloze Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial, visando a compreensão e ao mapeamento do perfil estratégico do aluno, bem como sua compreensão de leitura e seu engajamento escolar Os dados evidenciaram que, de um modo geral, os alunos com melhor compreensão e estratégias para aprender também são aqueles mais engajados na aprendizagem Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são desenvolvidas no Ensino Médio regular em Escolas Públicas do Norte do ParanáCompreensão na leituraEstratégias de aprendizagemReading comprehensionLearning strategiesEngajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médioDissertação