Gomes, Icléia Rodrigues de Lima e [Orientador]Leite, Sandra Regina Mantovani2024-05-012024-05-012003.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9200Resumo: Este trabalho constitui uma descrição em moldes etnográficos e busca retratar uma parte do cotidiano vivido por um grupo de crianças que participam de um projeto assistencial, o "Projeto Viva Vida" ? unidade Centro Social Urbano, coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social e pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Provopar e a Apeart, localizado na Vila Recreio, em Londrina, no Estado do Paraná Examinam-se comparativamente os dados da observação participante na unidade do projeto e os depoimentos com os coordenadores, agentes culturais, professores e, especialmente, crianças e algumas fotos para assim perceber a visão que as crianças têm da escola, da família, do seu espaço de moradia e da rua, e para sentir como vêem a si mesmas e ao outro, como participantes do projeto Faz-se um rastreamento histórico sobre a criança no mundo e no Brasil, principalmente as crianças assistidas Faz-se, ainda, uma análise dos pontos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente, como também dos projetos assistenciais do Município que se destinam às crianças e adolescentes Constata-se, com o estudo, a falta de conhecimento sobre a criança e seu cotidiano, a falta de relação entre escola e projeto, o que dificulta o desenvolvimento das ações E, principalmente, verifica-se, a vontade das crianças de serem vistas como crianças, apesar das diferenças em relação às experiências vivenciadas na ruaSociologia educacionalProblemas sociais na educaçãoEducational sociologySocial problems in educationA criança, a rua e a escola : uma análise do Projeto "Viva Vida" no município de LondrinaDissertação