Rufini, Sueli Édi [Orientador]Oliveira, Poliana Chinelli de2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16015Resumo: No contexto escolar, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento tanto do aluno, como do professor no processo de ensino e aprendizagem Essa pesquisa tem como tema a motivação de professores para o trabalho O objetivo geral é compreender aspectos contextuais da qualidade motivacional de professores do Ensino Superior para o trabalho, em uma pesquisa exploratória e correlacional Para isto, participaram do estudo 51 professores do Ensino Superior, em amostra de conveniência, que responderam a um questionário de levantamento do perfil dos participantes com informações acerca de dados pessoais como sexo, idade, experiência no magistério, formação profissional; uma escala da avaliação da qualidade motivacional, uma escala de avaliação da necessidade de pertencimento, construída a partir de itens disponíveis na literatura da Teoria da Autodeterminação adaptados para o estudo e uma escala de avaliação da atribuição interpessoal, elaborada com base na Teoria da Atribuição Interpessoal proposta por Weiner Os dados coletados foram analisados por meio de Análise Fatorial Exploratória, Estatística Descritiva, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Os resultados indicaram que os professores do Ensino Superior, participantes do estudo, apresentam motivação autônoma para o trabalho e baixa desmotivação Em relação a atribuição interpessoal, descobriu-se que os professores atribuem o sucesso de seus alunos ao esforço e a capacidade dos mesmos, e o fracasso à falta de esforço e de capacidade Por fim, os resultados apontaram uma relação significativa entre a necessidade de pertencimento e a desmotivação, mostrando que quanto mais essa necessidade for satisfeita, menos desmotivação o professor possui Na discussão dos resultados são indicadas as contribuições para a compreensão da motivação de professores e as implicações pedagógicas do estudo Finalmente, são destacados os elementos para a compreensão dos fatores relacionados com a motivação do professor para o trabalho no Ensino Superior e atribuições interpessoais, tema pouco explorado pela pesquisa no BrasilProfessores universitáriosMotivação no trabalhoAutodeterminação (Ensino superior)College teachersA qualidade motivacional para o trabalho em professores do ensino superiorDissertação