Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Salomão, Thais2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10152Resumo: O presente estudo apresenta como temática a investigação sobre o repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos, vinculado ao grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quali-quantitativa Em face da relevância da leitura para a formação pessoal e profissional, busca-se nesta pesquisa: Investigar quais as estratégias empregadas pelos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Pedagogia, Letras e Direito de uma IES do Norte do Paraná para compreensão leitora de textos acadêmicos, e com qual frequência esses estudantes usam as estratégias de leitura em situações de estudo de textos acadêmicos Participaram deste estudo 274 estudantes, sendo 178 de Pedagogia, 22 de Letras e 74 estudantes de Direito, matriculados nos períodos: matutino, vespertino e noturno Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Questionário com perguntas abertas e reflexivas (GOMES; BORUCHOVITCH, 219) que é designado a verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos estudantes universitários para a leitura e compreensão de textos acadêmicos O instrumento compõe-se de quatro perguntas abertas e reflexivas O segundo instrumento foi uma Escala do tipo Likert sobre Estratégias de Leitura (KOPKE FILHO, 21) e compõe-se de vinte itens, sobre as estratégias utilizadas antes da leitura, durante e após a leitura De modo geral, a partir da análise das respostas dos participantes obtidas por meio do questionário com questões relacionadas ao uso de estratégias para compreensão leitora, foram elencadas subcategorias relacionadas as estratégias cognitivas e metacognitivas; de administração de recursos e autoprejudiciais Os resultados indicaram que em geral os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos utilizam com frequência as estratégias de leitura para o estudo de textos acadêmicos Os estudantes concluintes do curso de Pedagogia e de Direito utilizam com maior frequência a estratégia de grifar as ideias ou as palavras principais do texto acadêmico As subcategorias das estratégias metacognitivas (planejamento, monitoramento e regulação) e Estratégias de administração de recursos (administração do tempo, organização do ambiente de estudo, busca de apoio a terceiros e fonte externa) foram as relatadas como utilizadas com menor frequência Os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos relataram as dificuldades para ler os textos acadêmicos, como a desmotivação e a falta de interesse ao realizar a leitura do texto acadêmico Os dados obtidos por meio da aplicação da Escala de Estratégias de Leitura demostraram haver diferenças significativas entre as médias em função dos participantes iniciantes e concluintes dos diferentes cursos e dos gêneros feminino e masculino As médias obtidas foram maiores para os estudantes do gênero feminino, com exceção da média obtida para estudantes do gênero masculino do curso de Pedagogia, após a leitura Considerando os resultados da pesquisa, é possível apontar para a necessidade de se trabalhar as estratégias de leitura ao longo dos referidos cursos, uma vez que é imprescindível para o estudo de textos acadêmicos, o uso de estratégias que auxiliam na compreensão leitora e que potencializem o processo de aprendizagem dos estudantes Para tanto, reforça-se a necessidade do ensino eficaz destas estratégias, principalmente no que diz respeito a formação dos estudantes de cursos de licenciaturas e de estudos voltados para esse temaLeituraCompreensão na leituraEnsino superiorAprendizagemAutorregulaçãoReadingReading comprehensionHigher educationSelf-regulationLearningRepertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos : um estudo junto a estudantes iniciantes e concluintes do ensino superiorDissertação