Bakos, Margaret Marchiori [Orientador]Santos, Rodrigo Lourenço dos2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16820Resumo: Esta Dissertação apresenta aos leitores uma interpretação da edificação da representação do caipira no final do século XIX, na cidade de São Paulo, com o auxílio da análise de imagens das obras da fase regionalista do pintor Almeida Junior Para tanto, buscou-se compreender o contexto histórico em que as obras foram produzidas, analisar as pinturas em seus aspectos artísticos e representativos e localizar as inter-relações entre os quadros e a sociedade paulista A metodologia empregada dialoga com os estudos de iconografia de Erwin Panofsky e o conceito de “representação” consolidado por Roger Chartier Tendo o realismo como ferramenta primordial para alcançar não só os olhos, mas também os corações e a mente de seu público-alvo, Almeida Junior não apenas reforçou uma mentalidade que estava gradativamente aparecendo em São Paulo, como também inseriu o seu próprio ponto de vista no que tange ao modo das pessoas pensarem e agirem com relação à imagem do caipiraHistória socialArteCaipirasSocial historyArtA construção da representação do caipira na fase regionalista de Almeida Júnior : 1893-1899Dissertação