Joanilho, André Luiz [Orientador]Tessaroli, Mariely Grigoletto2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10185Resumo: O objetivo geral desta Dissertação é afirmar que a leitura e os diferentes processos que os leitores executam ao se apropriar dos códigos textuais são ações, produções em que são atribuídos sentidos diferentes daqueles estabelecidos pelos veículos de comunicação como a revista Capricho de fotonovelas Para chegarmos a esta afirmação baseamo-nos nos conceitos da Estética da Recepção, importante ruptura no campo literário com a ideia de leitores e leituras ideais; na concepção de apropriação da história das mentalidades, produzida pela chamada “Escola dos Anais” e nos estudos de Michel de Certeau que considera a leitura como uma produção nas práticas cotidianas, inclusive no consumoLiteraturaEstéticaLeituraAspectos sociaisFotonovelaLiteratureAesthetics - Study and teachingReadingSocial aspectsLeitura e cultura de massa : as fotonovelas da revista CaprichoDissertação