Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]Martins, Lucas de Toledo2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8609Resumo: Este trabalho propõe uma análise crítica sobre as fotografias vencedoras do Prêmio Esso de Fotojornalismo desde sua primeira edição em 1961, evidenciando que o concurso possui uma ideologia de premiação que privilegia, dentro do que é considerado flagrante, uma estética que automatiza interpretações em detrimento da imagem poética e plural No entanto, mesmo em um ambiente que premia o ideário positivista de “objetividade” e “parcialidade”, algumas imagens conseguem vencer o prêmio subvertendo as regras do jogo Estas fotografias apresentam-se como uma resistência utópica e nos deixam pistas de como pensar um novo fazer jornalístico, capaz de retirar o espectador de sua condição de passividade perante a sociedade do espetáculo e seus malesFotografiaFotojornalismoComunicação visualAlegoriasPhotographyPhotojournalismVisual communicationAllegoriesPoesia e automatismo em conflito : um estudo sobre a fotografia e seus sentidos a partir de uma interpretação crítica do prêmio Esso de fotojornalismoDissertação