Contani, Miguel Luiz [Orientador]Pires, Jorge Luiz Vargas Prudencio de Barros2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9923Resumo: Uma produção audiovisual veicula cargas emocionais e energéticas, cuja compreensão interessa pelos efeitos que promove, e por explicar sua natureza como modalidade midiática Propomos, no presente trabalho, uma abordagem semiótica a respeito da construção de significado (meaning) na linguagem cinematográfica, com recorte na obra "A Pele de Vênus" de Roman Polanski (213) A pesquisa realizada possui natureza teórica, com abordagem qualitativa, e é desenvolvida no formato estudo de caso, que consiste numa investigação essencialmente descritiva e interpretativa Os recursos fundamentais para a construção de um sistema formal com tais características encontram-se disponíveis na obra de Charles S Peirce, quando, a partir das Ciências Normativas (a saber a Estética a Ética e a Semiótica) propõem construir diagramas e neles deduzir possibilidades formais aplicáveis, semioticamente, ao domínio fenomenológico da linguagem cinematográfica Os resultados permitem afirmar que a linguagem cinematográfica na~o é construída apenas por aquilo que e´ explicitamente apresentado, ou mesmo por aquilo que e´ sugerido por seus interpretantes imediatos, mas por meio de um diálogo entre os signos utilizados no filme e os signos interpretantes dinâmicos previamente gerados na mente do espectador Um bom filme, como é o caso de "A Pele de Vênus”, é aquele que desafia nossas representações e nos leva a renovar nossas hipótesesComunicaçãoSemióticaCinemaTeoria dos interpretantesCommunicationSemioticsMotion picturesTheory of interpretantsProdução de sentido no domínio fenomenológico de A pele de Vênus de Roman PolanskiDissertação