Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]Miranda, Ana Maria Mendes2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12559Resumo: Considerando a relevância da informação no desenvolvimento da sociedade, ter habilidades para buscar, avaliar e utilizar a informação de forma crítica e reflexiva é fator essencial para atuação no contexto em que vive Nesse sentido, a competência em informação é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes relacionados à informação Considerando a necessidade de desenvolver nos sujeitos estas habilidades, é importante que bibliotecários tenham uma formação adequada ao seu papel de multiplicador da competência em informação, necessitando, dessa forma, que extrapolem os conhecimentos técnicos e que possuam habilidades humanas, críticas, didático-pedagógicas, levando em conta fatores cognitivos e metacognitivos A metacognição diz respeito à capacidade dos sujeitos de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, estabelecendo relações com a competência em informação e o planejamento de ações para formação de usuários Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo de analisar a influência da metacognição nas ações dos multiplicadores da competência em informação Quanto à metodologia, pode ser caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, delineamento bibliográfico e pesquisa empírica de campo Em relação à pesquisa de campo, desenvolveu-se uma pesquisa-ação para a formação de bibliotecários multiplicadores, visando identificar as estratégias metacognitivas utilizadas por eles no desenvolvimento de ações formadoras, assim como um estudo com um grupo de bibliotecárias A coleta de dados foi inicialmente realizada por meio de um grupo de foco; posteriormente realizou-se uma atividade (ação interventiva) junto com uma bibliotecária para a formação dos usuários da biblioteca em que a mesma atuava, sendo que nesse processo de pesquisa utilizou-se a observação e o diário de pesquisa Posterior ao planejamento e desenvolvimento da ação foi realizada uma entrevista com a bibliotecária Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo Como resultados foi possível identificar características necessárias ao bibliotecário multiplicador, tais como habilidades pedagógicas, capacidade de aprender constantemente e ética Ainda foi possível identificar que a metacognição tem relações com a competência em informação e que os bibliotecários multiplicadores utilizam-se de estratégias metacognitivas no desenvolvimento de ações formadoras É possível concluir que as estratégias metacognitivas se apresentam como pano de fundo para o desenvolvimento de ações por parte do bibliotecário multiplicador da competência em informação, essas estratégias, somadas às habilidades didáticas, pedagógicas e humanas, permitem ao bibliotecário a formação de sujeitos mais conscientes e reflexivos para lidar com a informaçãoCompetência em informaçãoBibliotecárioEstratégias metacognitivasCiência da InformaçãoBibliotecárioLibrarian - Metacognitive strategiesInformation scienceLibrarian - MetacognitionMultiplicadores da competência em informação e o uso da metacognição nas ações formadorasDissertação