Borges, Maria Isabel [Orientador]Teixeira, Thaís Fernanda Rodrigues da Luz2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12193Resumo: O presente trabalho foi uma pesquisa-acao articulada com uma proposta de intervencao, com o objetivo de atender as demandas de leitura, escrita e oralidade em sala de aula Pretendeu-se estabelecer relacoes entre as memorias (SANTO AGOSTINHO, 198; POLLAK, 1992; NORA, 1993; BOSI, 1994; LE GOFF, 1994; BERGSON, 26; CANDAU, 216) e as identidades na pos-modernidade (HALL, 23; BAUMAN, 25; WOODWARD, 2) Em tal contexto, a proposta de intervencao foi desenvolvida no segundo semestre de 217 com os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Lingua Portuguesa, em uma escola estadual paulista A proposta estabeleceu o contato com obras biograficas e autobiograficas para que o aluno tivesse motivacao para se posicionar discursivamente, reivindicando um lugar para falar de si mesmo Nesse sentido, foram utilizadas as novelas graficas autobiograficas e biograficas: Adeus tristeza de Belle Yang (212), Persépolis de Marjane Satrapi (27), Carolina de Sirlene Barbosa e Joao Pinheiro (216) e Vincent de Barbara Stok (214) Ao apropriar-se de um genero em consolidacao, narrado nos limites do real e do ficcional (GARCIA, 212), trabalhou-se a relacao hibrida entre a linguagem verbal e a nao verbal (CAGNIN, 1975; RAMOS, 21) e os aspectos sociais, culturais e historicos constituintes das obras A proposta foi dividida em tres etapas: elaboracao, implementacao e analise dos resultados No desenvolvimento, considerou-se o diario de aula (ZABALZA, 24) para os registros dos acontecimentos da intervencao e as atividades dos alunos realizadas em sala de aula a partir da leitura e analise das novelas graficas, entrevistas, videos e a producao em quadrinhos de um evento de lembranca ocorrido na escola Para o sujeito, a escrita e a fala sao provenientes de um lugar e um tempo particular, em uma historia e uma cultura especifica O que se diz esta sempre -em contexto? posicionado (HALL, 1996) Analisando as atividades realizadas, observou-se que a escola e a igreja sao consideradas pelos alunos como -lugares de pertencimento?, espacos de maior interacao social e construcao de identidades, estas que adquirem sentido por meio da linguagem e dos sistemas simbolicos pelos quais elas sao representadas (WOODWARD, 2) Dessa forma, conclui-se que a proposta de intervencao possibilitou por meio das obras, identidades possiveis, das quais os sujeitos puderam se identificar, ao menos temporariamente (HALL, 213; BAUMAN, 25), a reflexao sobre as representacoes identitarias nos territorios culturais que ocupam (HALL, 1996), considerando as bagagens memoristicas, a apropriacao do lugar de fala e a autoria na escolaLinguagemHistórias em quadrinhosIdentidadeMemóriaLanguageComic books, strips, etcIdentityIdentidade (s) e memória (s) em novelas gráficas : uma proposta de intervenção na escolaTrabalho de Coclusão Final