Fernandes, Tania da CostaGaion, Patrícia de Fátima Ferreira2024-08-292024-08-292023-02-01https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17350A presente pesquisa versa sobre a legislação federal, estadual e municipal destinada à Educação em tempos de pandemia por Covid-19, a fim de compreender como a legislação educacional impactou a rotina de trabalho dos diretores escolares de Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina - Paraná. O objetivo geral é investigar a legislação que orientou a organização e o desenvolvimento do trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil em período de isolamento social durante a pandemia por Covid-19 e, nesse contexto, refletir sobre as principais mudanças ocorridas nas atividades dos diretores escolares durante o período de março de 2020 a dezembro de 2021. Os objetivos específicos são: analisar a legislação e normativas (federais, estaduais e municipais) disponibilizadas na página da “Educação em tempos de Covid-19”, do município de Londrina, e refletir sobre as mudanças que essas causaram na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil; compreender como se deram as alterações e encaminhamentos no trabalho dos diretores; refletir se as ações implantadas conseguiram atingir ou aproximar-se do concreto pensado em termos de gestão democrática; inferir sobre o que propalaram as políticas públicas destinadas à Educação Infantil e sob quais interesses. O problema norteador consiste em compreender: quais foram as principais políticas educacionais elaboradas e implementadas na Educação Infantil durante o período de pandemia por Covid-19? Houve uma preocupação com a educação pública e democrática na vigência da pandemia por Covid-19? Quais foram as principais mudanças na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil neste período? A pesquisa está ancorada no método do materialismo histórico e dialético, que busca na história e no movimento dos acontecimentos sociais a síntese das contradições. Como recurso metodológico, se recorreu à pesquisa bibliográfica, análise documental da legislação educacional e lançou-se mão de questionários semiabertos destinados a 8 gestores, dos quais 5 foram respondidos. Os questionários foram respondidos por meio de formulário eletrônico e tinham como finalidade investigar como os diretores foram impactados pela legislação educacional produzida na pandemia. Dentre os principais resultados alcançados, identificamos: uma excessiva sobrecarga de trabalho aos diretores; os mesmos, ainda que sem o preparo técnico e pedagógico e as condições estruturais e emocionais necessárias mínimas, tiveram que fazer uso de diversas plataformas digitais e essas contribuíram para tornar o trabalho deles ainda mais precário; a mantenedora não conseguiu fazer os ajustes prediais necessários em todos os estabelecimentos de ensino e aquilo que já era dificultoso antes da pandemia só foi agravado; a legislação educacional durante a pandemia inclina-se a princípios neoliberais e os diretores tiveram prejuízos quanto ao exercício da gestão democrática durante o período pandêmico por Covid-19.porLegislação educacionalEducação infantilGestão educacionalDiretor escolarPandemia por Covid-19Educação infantil - MaternalEducação e EstadoGestão escolarEducação - Políticas públicasDiretores escolaresA legislação educacional e o trabalho do diretor escolar no contexto de pandemia por Covid-19, em Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina – PREducational legislation and the work of the school principal in the context of the Covid-19 pandemic, in Municipal Centers for Early Childhood Education in Londrina – PRDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoEducational legislationChild educationEducational managementSchool principalCovid-19 pandemicEducation and StateSchool managementEducation - Public policy