Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeLima, Daiane Gisele de2024-08-082024-08-082023-02-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17150Este estudo tem como objetivo compreender os processos de visualização, construção e raciocínio mobilizados por professores de Matemática em uma Ação Formativa envolvendo o software GeoGebra à luz da teoria de Raymond Duval, na busca de responder à seguinte questão: que elementos geométricos são evidenciados em tarefas propostas por professores de Matemática em uma Ação Formativa envolvendo o software GeoGebra podem mobilizar processos cognitivos que abrangem o ensino de Geometria? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, em um contexto de formação online denominado Curso de GeoGebra. Os professores investigados atuam na Educação Básica e fizeram parte da 18ª Edição deste curso. As informações foram coletadas no módulo três – destinado ao estudo de Geometria. Os resultados evidenciaram que as tarefas propostas pelos professores em formação oferecem condições para a mobilização de elementos geométricos (como pontos, retas, segmentos, vértices e arestas) e de processos cognitivos que abrangem o ensino da Geometria, sendo destacados o processo de visualização e os processos discursivos (raciocínio). Com isso, propõe-se que sejam fomentadas políticas públicas que proporcionem espaços formativos que possibilitem aos professores de matemática acesso: a metodologias de ensino de geometria diferenciadas; a momentos de diálogos entre os pares a respeito do ensino de Geometria; à mobilização de recursos tecnológicos e tecnologias digitais, como o recurso do software GeoGebra. Esse recurso tem apresentado potencialidades para o ensino, por meio da visualização em Geometria, e para evidenciar o papel das figuras em uma atividade geométrica, dado que estas exercem um papel fundamental na resolução de problemas.porTarefas em GeometriaFormação de ProfessoresSoftware GeoGebraVisualizaçãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matemática - FormaçãoGeometria - Estudo e ensinoTecnologias digitaisPolíticas públicasAspectos do ensino de geometria evidenciados por professores de matemática em um contexto de formação online: uma análise à luz dos subsídios teóricos de Raymond DuvalAspects of Geometry teaching evidenced by mathematics teachers in an online training context: an analysis in the light of Raymond Duval's theoretical subsidiesDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaTasks in GeometryTeacher trainingGeoGebra SoftwareVisualizationMathematics - Study and teachingMathematics teachers - TrainingGeometry - Study and teachingDigital technologiesPublic policy