Tomaél, Maria Inês [Orientador]Akaichi, Tatianne2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15191Resumo: A pesquisa estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento no âmbito da rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Na sociedade atual, a busca pela informação e pelo conhecimento está cada vez mais acentuada, e nela destacam-se os profissionais capacitados que procuram o aprendizado contínuo e trocam experiências com seus pares Um dos locais que possibilita essa interação e a partilha de reflexões é a universidade, que, em especial, permite aos coordenadores de programas de pós-graduação contribuírem com seus conhecimentos a partir de realização de práticas de colaborações Convém salientar que alguns fatores podem influenciar no compartilhamento e favorecer, ou não, a cooperação entre indivíduos interessados em uma determinada informação ou conhecimento Assim, essa pesquisa analisou a ocorrência do compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Verificou especificamente as ligações que são construídas pelos coordenadores para compartilhar suas ideias; a motivação dos coordenadores para trocar informação e conhecimento com foco na Teoria da Autodeterminação (TAD); os canais de comunicação utilizados e os benefícios desta troca Para tanto, a pesquisa utilizou a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS), que é um método quantitativo baseado em técnicas matemáticas e gráficas para estudar e descrever a rede de compartilhamento, juntamente com a análise dos currículos Lattes dos coordenadores A análise qualitativa foi realizada a partir das respostas obtidas do grupo investigado Entre os principais resultados, destaca-se a evidência de dois coordenadores que possuem visibilidade além do âmbito de seus programas, pois participam em outras redes e conservam diferentes relacionamentos O canal de comunicação mais utilizado pelos coordenadores é o e-mail No que se refere às necessidades psicológicas de autonomia, competência e vínculo, observa-se que a sensação de autonomia é a principal percepção que necessita ser melhorada Além disso, nota-se que os benefícios que advém do compartilhamento, na perspectiva dos coordenadores, dizem respeito a um ambiente participativo e colaborativo, contribuindo para um bom relacionamento entre as pessoas, bem como a disseminação rápida e de forma facilitada das informações necessárias para todas as pessoas de sua rede, com intuito de que possam utilizá-las para desempenhar melhor seus trabalhos com eficiência e qualidadeCiência da InformaçãoCompartilhamento da informação e do conhecimentoRedes sociaisInformation scienceSocial networksCompartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoDissertação