Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Elias, Rodrigo Cesar2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13798Resumo: Este presente trabalho tem por objetivo investigar as relações didáticas dos professores de Física, do Ensino Médio Público do Estado do Paraná, atuantes em um projeto de mudança curricular Este projeto, conhecido como Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais – Sistema Blocado –, tornou-se optativo em 29 na Rede de Ensino paranaense O fato mais marcante, nesse sistema, é a forma temporal burocrática imposta pela escola à transmissão dos conteúdos disciplinares Com o foco no trabalho docente, esta mudança alterou o tempo de aula relativo aos processos de ensino desses professores Isso pelo fato de que no período letivo que, anteriormente, era de um ano com 2 horas-aula semanais, totalizando 8 horas-aula anuais, no novo modelo passou para um semestre com 4 horas-aula semanais, 8 horas-aula semestrais Com base em uma abordagem qualitativa, entrevistamos os professores de Física atuantes em escolas do norte do Paraná para analisar suas percepções sobre as implicações desse projeto em sua ação didática – em sala de aula –, consequentemente no sistema de ensino enfatizando as interações didáticas ocorridas dentro da sala de aula Para o desenvolvimento desta pesquisa, apresentamos de forma sucinta os conceitos de: saberes docentes, presentes nas obras de Tardif e Gauthier; sistema didático – Chevallard; um novo instrumento para análise da ação didática do professor em sala de aula – Arruda et al – conceito que facilitou a análise dos dados Os dados mostraram-se convergentes com referencial teórico adotado e indicaram: uma diminuição da burocracia escolar para o professor; maior contato com os alunos, o que para alguns professores é positivo e para outros não, evidenciando que tudo depende das interações didáticas estabelecidas pelo professor com suas turmas; ausência de uma formação a serviço– pontua-se que as direções e as equipes pedagógicas das escolas ‘receberam’essa formação; o laboratório de Física e sala ambiente como projeto de melhora do ensino e aprendizagem em Física; intervalo de tempo curto, para que haja uma maturação dos conteúdos trabalhadosFísicaEstudo e ensinoFísicaFormação de professoresFísica (Ensino médio)Study and teachingTeacher trainingInterdisciplinary approach to knowledge in educationCurriculum changePhysicsImplicações do sistema blocado na ação didática do professor de físicaDissertação