Bastos, Marta Silene FerreiraTrisltz, Rodolfo Gabriel2024-11-072024-11-072024-02-29https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18426A música, historicamente, é um elemento que acompanha a humanidade desde os primórdios, sendo uma linguagem de comunicação entre o homem seus sentimentos e emoções, contribuindo com a interação social. Neste entendimento, este trabalho objetiva compreender a música enquanto elemento histórico, cultural e estético possibilidades para a formação, ação docente e emancipação humana na Educação escolar. O estudo se realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica com autores que pensam a música em seu caráter científico e de aprendizado, e que contribui para o crescimento pessoal e social do sujeito humano. O seu desenvolvimento pode acompanhar as evoluções, ultrapassando a função do entretenimento e se transformando em uma ferramenta essencial em sala de aula, promovendo saberes significativos. As bases teórico metodológicas da investigação proposta se fundamenta no método crítico-dialético, focando no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se no decorrer deste estudo que a música é um instrumento valoroso para a humanidade, na sua relação dialética entre a dimensão estética e cultural, como elemento chave para o entendimento do desenvolvimento humano, considerada um componente significativo no processo de mediação na disseminação de conhecimentos, para humanização e emancipação do ser humano, levando o indivíduo a apreender as formas técnicas e teóricas a fim de refletir, criar e criticar, a partir da educação estética da música.porEducaçãoMúsicaTeoria histórico-culturalPedagogia histórico-críticaAção docenteInteração socialEducação musicalA música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docenteMusic as a historical, cultural and aesthetic element for human emancipation : possibilities of teaching actionDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoEducationMusicHistorical-cultural theoryHistorical-critical pedagogyTeaching actionSocial interactionMusical education