Passos, Marinez Meneghello [Orientador]Fregolente, Alexandre2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445Resumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professorCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresTeatro na educaçãoStudy and teachingTeacher trainingTraining ofArt and scienceScience teachers - ScienceO espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docenteDissertação