Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Nogueira, Marianna2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13570Resumo: O objeto de estudo apresentado nesta pesquisa refere-se ao ensino de História da Educação e o papel desse campo de conhecimento na formação do Pedagogo Um importante movimento de renovação metodológica e conceitual vem ocorrendo nas últimas décadas no campo da pesquisa e do ensino de História da Educação, cujas reflexões tomam como ponto de partida questões e temáticas da atualidade Nota-se, também, uma aproximação e identificação da História da Educação com os processos cognitivos que estão em curso no campo específico da História Nesse sentido, assumiu-se como foco de atenção desta pesquisa o ensino de História da Educação e as contribuições deste para a formação do pedagogo, pensadas a partir dos contributos de Jörn Rüsen para o conceito de consciência histórica A preocupação em investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos sobre a História da Educação e o pensar historicamente é um desafio recente, pois são poucas produções científicas acerca do ensino de História da Educação e menos ainda sobre como se aprende essa história Esta pesquisa foi construída a partir de estudos bibliográficos; análises dos programas da disciplina, entendidos como fontes documentais, e estudo empírico, de natureza qualitativa, de caráter exploratório, composto por entrevistas semiestruturadas com professores de História da Educação e aplicação de questionário com alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina Os resultados estão divididos em três partes: na primeira apresentou-se o processo de constituição do Curso de Pedagogia, lócus no qual efetiva a História da Educação como disciplina; na segunda foram tecidas considerações acerca dos programas da disciplina na Universidade Estadual de Londrina no intuito de analisar a configuração do ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia desta instituição; na terceira objetivou-se fomentar a discussão sobre o conceito de consciência histórica e suas contribuições para o ensino da disciplina História da Educação e no processo de formação do Pedagogo Desta forma, espera-se poder contribuir para com o processo de reconfiguração do ensino e da historiografia da História da EducaçãoEducaçãoPedagogiaHistóriaProfessoresFormaçãoEducationHistoryTeacher trainingHistoriographyPedagogy - HistoryEducation - BrazilA disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunosDissertação