Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Corrêa, Júlio Faria2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e FermatEducação matemáticaMatemáticaFormação de professoresMatemáticaHistóriaMathematics education - Study and teachingMathematics - Teacher training - Study and teachingMathematics - History - Study and teachingSquaring of the circleUm estudo histórico sobre quadraturasDissertação