Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Pizzo, Alan Machado2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16061Resumo: O presente trabalho trata do conceito moderno de simetria, desenvolvido a partir da sua definição, na qual utiliza três pilares: transformação, isometria e invariância O objetivo é apresentar uma proposta de abordagem de simetria para o Ensino Médio, seguindo estes pilares Para isso, pesquisamos como a palavra foi empregada em diferentes períodos até sua gênese no século XVIII com Adrien-Marie Legendre Também verificamos como os documentos oficiais que estabelecem os currículos de Matemática tratam de simetria, assim como os livros didáticos do Ensino Médio, adotados nas maiores escolas de Londrina As reflexões sobre nossos estudos nos permitiram elaborar uma proposta com atividades que se alinham com o conceito moderno de simetria Nossa proposta é direcionada para os professores do Ensino Médio, para que eles tenham condições de utilizá-la em suas aulas, assim como elaborar suas próprias abordagens à luz do conceito moderno de simetria e, com o auxílio da geometria dinâmica, por meio do software GeoGebraMatemática (Ensino médio)Estudo e ensinoSimetria (Matemática)Formação de conceitosMatemáticaMathematicsSymmetry (Mathematics)MathematicsSymmetry (Mathematics) - TextbooksStudy and teachingConcept formationHistoryO conceito moderno de simetria : uma proposta de abordagem para o ensino médioDissertação